Que formatos de livros electrónicos suporta o Kindle?

Formatos suporta Kindle

Acabaste de comprar um Kindle? Então imaginamos que você estará ansioso para começar a ler eBooks no seu novo eReader, mas antes disso, você sabe qual o melhor formato para ler no Kindle?

Kindle eReaders foram projetados para ler eBooks de preferência do que Amazon eBooks. Esta é uma forma de garantir uma leitura de qualidade, porque nos formatos aceites pelo Kindle poderemos modificar os tipos e tamanhos das fontes sem qualquer problema, fazendo com que o texto se adapte automaticamente.

Que formatos o Kindle pode ler?

Abaixo está uma lista de formatos aceites pelos leitores de livros electrónicos do Kindle. Desta maneira nós poderemos selecionar melhor os livros que nós queremos quando nós os baixamos de fontes diferentes de Amazon:

Formatos suportados por Kindle ereaders

  • AZW: Como o seu nome sugere, este é o formato criado pela Amazon para ler os livros electrónicos que vende na sua loja. Por ser um sistema fechado, este formato só pode ser lido por dispositivos da Amazon, o que significa que os eBooks neste formato não podem ser lidos por eReaders de outros fabricantes.
  • PDF: O Kindle pode ler arquivos PDF, embora eles sejam menos confortáveis que os livros normais. Por exemplo, eles não permitem que você altere o tamanho da fonte, então se você quiser ampliar o texto você terá que ampliar o que é muito desconfortável.
  • TXT: Este formato é o mais simples que podemos encontrar. De fato, é o que usamos para salvar os arquivos no Notepad do computador. Sua grande simplicidade lhe permite ser muito leve e ser usado por muitos dispositivos. Isto abre-nos algumas portas, pois tornará os nossos textos compatíveis com outros dispositivos como Tablets, Smartphones ou PCs.
  • Mobi: No que diz respeito aos ficheiros .mobi, só seremos capazes de ler aqueles que não têm DRM.
  • PRC: Como em .mobi, o Kindle só lê aqueles sem DRM.
  • KF8: Este é um novo formato e foi por isso que o deixámos para o fim. Na verdade, ele não foi criado especialmente para os Kindle eReaders, mas sim para suas irmãs, os comprimidos Kindle Fire. É a criação da própria Amazon, e o que ela pretende com o KF8 é ser atualizada permitindo compatibilidade com formatos digitais como HTML5 ou CSS entre outros. Isto significa que com este formato podemos desfrutar de conteúdo dinâmico nos nossos livros electrónicos, ou seja, vídeos e sons.

EPUB ou ePub

O EPUB é o formato padrão e de fonte aberta de livros eletrônicos, de fato, seu nome vem de Electronic Publication.

  • A primeira versão útil da norma foi produzida em 2007 e desde então tem estado em contínua evolução.
  • Em 2014, foi lançada a versão 3.0, que incorpora a possibilidade de reproduzir áudio e texto e reproduzi-los de forma sincronizada.
  • A última versão é a 3.1, que foi lançada em 2017.

Infelizmente, os dispositivos Kindle não são compatíveis com o formato EPUB, pelo que devem ser modificados antes de serem carregados pelo leitor. Para fazer isso, é melhor usar o programa gratuito Calibre e converter os livros em EPUB para o formato MOBI.